top of page

fisioterapia

desportiva

alto rendimento e performance

Abordagem fisioterapêutica destinada a atletas (profissionais, recreadores ou amadores), que demandam elevado rendimento corporal para execução dos movimentos e gestos relativos à sua atividade esportiva.

 

Voltada à reabilitação e prevenção de lesões, que podem ser ocasionadas por alterações funcionais e biomecânicas decorrentes de:

 

  • Instabilidades articulares e desequilíbrios musculares;

  • Bursites e tendinites;

  • Entorses, contusões e distensões musculares;

  • Lesões ligamentares, articulares e meniscais;

  • Pré e pós-operatório de cirurgias traumato-ortopédicas;

  • Overuse/overtraining.

​

recovery

Atividades físicas em excesso ou mal executadas podem elevar o nível de toxinas, gerando cãimbras, acidose láctica e dor muscular tardia. Em casos mais graves, podem contribuir para o surgimento de lesões, desde pequenas rupturas, até fraturas por estresse.

​

O conjunto de técnicas que compõem o Recovery pode acelerar a recuperação muscular, liberando toxinas e favorecendo o fluxo de nutrientes obtidos através da alimentação. Além disso, auxilia na recomposição do tecido muscular, após atividades de hipertrofia, musculação e crossfit, por exemplo, diminuindo a sensação de queimação pós-treino e de dores musculares nos dias subsequentes.

​

​

Os atendimentos são realizados com hora marcada, podendo ter duração de 30min ou de 60min, a escolha do cliente e sob orientação do profissional fisioterapeuta. 

​

​

Conheça em detalhes cada uma dessas técnicas:

Massagem nas costas

LIBERAÇÃO

MIOFASCIAL

Permite a reorganização das fáscias musculares e a oxigenação da área afetada, acelerando a recuperação e o restabelecimento das condições físicas. A técnica pode ser manual ou instrumental (®Mioblaster).

liberação miofascial instrumental ®Mioblaster

A linha Mioblaster foi concebida para a prática da liberação miofascial. Cada ferramenta foi desenhada de forma a alcançar os grupamentos musculares desejados, permitindo atingir tanto os tecidos superficiais, quanto os mais profundos do corpo. 

O design das ferramentas é anatômico, o que garante maior eficiência no tratamento e a minimização do desconforto do paciente durante o tratamento.

​

Fabricadas em aço inox, as peças do Kit Mioblaster não oxidam, são laváveis e esterilizáveis, permitindo maior segurança quanto a agentes infecciosos, inclusive o COVID-19.

600x415-liberacao-miofascial-instrumenta
Mioblaster.jpg

RELAXAMENTO

MUSCULAR

Alta tecnologia para diminuição da rigidez muscular, aumento da circulação local e liberação de pontos de tensão,  conferindo melhora do rendimento e da recuperação corporal.

2_edited.jpg

®hypervolt - tecnologia

O Hypervolt é um dispositivo de massagem vibratória de última geração, que alivia a rigidez e dor muscular, aumenta a circulação e a amplitude de movimento e melhora a saúde geral dos tecidos moles do corpo.

 

O aparelho possui um sensor de pressão integrado que fornece feedback visual durante todo o processo de massagem, além de três velocidades, que garantem uma experiência de massagem personalizada e resultados máximos em tempo mínimo. ​

Além dos benefícios terapêuticos, o Hypervolt pode ser utilizado como ferramenta auxiliar de performance no pré-treino, e como excelente instrumento de recuperação no pós-treino, conferindo aquecimento aos tecidos e preparo para atividades de médio a alto desempenho, bem como para o alívio da sensação de queimação, rigidez e desgaste muscular.

 

Benefícios: 

​

  • Ajuda a aliviar dores e rigidez muscular;

  • Auxilia na liberação miofascial;

  • Melhora a amplitude de movimento;

  • Promove a circulação e a oxigenação tecidual;

  • Acelera o aquecimento e preparo muscular antes dos treinos e atividades de média a alta performance;

  • Auxilia a recuperação muscular pós-treino.

2019_05_Hyperice_Hypervolt_Massager_Revi
3_edited_edited.jpg

ELETROTERAPIA

Eletroestimulação para recuperação muscular, maior aporte de nutrientes para as áreas comprometidas e alívio de dores provocadas por atividades físicas extenuantes, de alto rendimento ou praticadas por atletas de recreação e amadores.

A eletroestimulação é um método terapêutico de eficácia comprovada, amplamente utilizada para a reabilitação em pós-operatório, tratamento da dor crônica e aguda, doenças neurológicas, ortopédicas e reumatológicas, bem como para o treinamento de esportistas.  

 

O princípio de funcionamento da eletroestimulação baseia-se na fiel reprodução dos processos que intervêm na contração muscular, que se inicia e é ordenada pelo cérebro. O músculo não percebe a diferença entre uma contração desencadeada pelo cérebro (voluntária) e a que se origina da eletroestimulação (involuntária), logo, a excitação promovida diretamente sobre o nervo motor permite que a eletroestimulação seja perfeitamente adaptada às necessidades de cada paciente, garantindo eficácia, segurança e conforto durante o seu uso. 

​

Além de sua comprovada eficácia para o tratamento de inúmeras patologias, dentre elas, bursites, tendinites, artrites e condromalácia patelar, por exemplo, a eletroestimulação facilita e acelera o fortalecimento muscular - ao recrutar um maior número de fibras musculares -, para aqueles que possuem limitações ou dificuldade de melhorar seu desempenho por meio das atividades físicas que já praticam. 

​

Indicações:

​

  • Melhora da capacidade das fibras láticas musculares, ganho de resistência e força;

  • Aumento do volume e melhora do desenvolvimento muscular;

  • Diminuição da tensão muscular;

  • Aumento da capacidade de realizar esforços intensos e prolongados aos músculos;

  • Efeito anti-estresse e de reabilitação e sustentação muscular.
     

MASSOTERAPIA

ESPORTIVA

Pré e pós-treino ou competição

Técnica de prevenção e reabilitação, por meio da qual o fisioterapeuta utiliza manobras de deslizamento, fricção, amassamento, vibração e alongamento para manipulação dos tecidos moles do corpo, músculos, ligamentos e tendões. 

Design%252520sem%252520nome%252520(6)_ed

A massagem esportiva é uma importante ferramenta terapêutica para o tratamento de lesões, como também na preparação prévia para atividades esportivas, nos intervalos e também após as práticas. A técnica tem como grande vantagem o fato de poder ser utilizada com regularidade, inclusive na prevenção de lesões por esgotamento e na desintoxicação muscular, acelerando o processo de recuperação do corpo nos intervalos entre os treinos. 

​

A biomecânica e as práticas de treinamento habituais de um esporte específico criam áreas de estresse no corpo. Cabe ao fisioterapeuta decidir quais grupos musculares demandam uma massagem específica e mais prolongada, e quais devem receber uma massagem mais rápida e geral.

​

 

Massagem esportiva para o condicionamento físico: 

​

Os principais sintomas apresentados por quem se submete a intensos esforços físicos - seja atleta de elite, recreador ou mesmo amador - são as dores musculares e nas articulações e, nos casos mais agudos, as inflamações dos tendões. 

 

A massagem esportiva como condicionamento físico pode ser realizada no corpo inteiro ou em áreas específicas, com periodicidade regular, inclusive no dia anterior ao dia de um treinamento pesado. 

​

Objetivos:

​

  • Promover recuperação pós-treino, aliviando as dores e a sensação de membros pesados (desintoxicação);

  • Evitar o SMIR - sofrimento muscular de início retardado; 

  • Benefícios de efeito psicológico, promovendo bem-estar contínuo e a potencialização dos benefícios do período de condicionamento. 

​

 

Massagem esportiva como tratamento: 

​

A massagem esportiva como tratamento para lesões pode ser utilizada após 48 horas, caso toda a hemorragia e inchaço já tenham cessado. No caso de hematoma, pode ser utilizada, em geral, depois de quatro dias, ou dependendo da tolerância do paciente.

 

Objetivos:

 

  • Estimular a circulação sanguínea, atuando como importante terapêutica após 48 horas do trauma;

  • Promover a recuperação da lesão;

  • Quebrar aderências;

  • Promover flexibilidade.

​

 

Massagem esportiva no pré-treino: 

​

A massagem esportiva pode ser utilizada para o aquecimento e preparação do corpo para a atividade física, sendo indicada para a manutenção da saúde dos músculos e alívio do stress ocasionado pela intensidade dos treinos.  

 

No pré-treino, a técnica prepara a musculatura para o dia de uma atividade mais intensa ou competição. Por meio de manobras rápidas e profundas, que promovem a vasodilatação, hiperemia (aumento da quantidade de sangue circulante), estimulação e excitação muscular, o corpo é aquecido e condicionado para a execução dos exercícios e dos alongamentos necessários para qualquer desempenho. 

 

Outras indicações podem incluir o controle da ansiedade e da dificuldade para dormir, causadas pela tensão física ou mal-estar entre os treinos. Quando adotada com esse objetivo, a técnica potencializa a diminuição da sobrecarga musculoesquelética, evitando, de outro lado, que o corpo possa sofrer uma lesão aguda, uma distensão muscular, deslocamento articular ou fratura, por esforço violento. 

 

 

Massagem esportiva no pós-treino: 
 

A fadiga muscular é uma das principais queixas de dores dos esportistas após um treino exaustivo ou competição. A massagem esportiva, especialmente o deslizamento centrípeto (que acompanha os sistemas de retorno venoso e linfático, bem como o sentido das fibras musculares), é muito útil para restaurar a normalidade, sobretudo quando a pressão cardiovascular cai subitamente, após um período de extremo esgotamento físico.

 

Objetivos:

 

  • Promover a eliminação de resíduos metabólicos musculares adquiridos pela forte carga da atividade física; 

  • Auxiliar na redução da dor e dos nódulos de tensão;

  • Desintoxicar e recuperar as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo, melhorando o retorno sanguíneo, carreando nutrientes para as células e acelerando, assim, a regeneração física do praticante. 

 

 

A massagem esportiva é contra indicada em casos de lesões agudas, doenças cutâneas, hipersensiblidade ou aversão ao toque, casos de febre, infecções, tumores e TVP (trombose venosa profunda).

5.png

VENTOSATERAPIA

Utilizada para o relaxamento muscular, alívio dos pontos de tensão, melhora da oxigenação dos tecidos e regulação do PH. Para além disso, a técnica oriunda da medicina tradicional chinesa, pode ser utilizada para estimular os pontos da acupuntura, gerando benefícios reflexos em vários órgãos internos. 

A ventosaterapia é um tratamento no qual se utilizam pequenos copos (ventosas), que produzem vácuo quando contraídos na pele. Através desse vácuo, diminui-se a pressão atmosférica sobre a pele, criando-se uma pressão negativa, que ativa o movimento das células. Quanto maior a pressão negativa, maior a diferença de pressão entre a epiderme e a derme, e maior será a eliminação de gases e toxinas da pele.  

​

A hemostasia (fluidez do sangue e integridade dos vasos sanguíneos), gerada pela sucção da pele, tem por objetivo nutrir e tratar a pele, os músculos, articulações e órgãos, melhorando significativamente as condições nutricionais das células e dos tecidos. Por meio do aporte sanguíneo local, recruta-se para os tecidos fibroblastos, macrófagos e adipócitos, promovendo-se resposta fisiológica prolongada no alívio da tensão e fadiga muscular e nas dores do paciente. 

​

Benefícios:

​

  • Relaxar os músculos;

  • Eliminar a tensão muscular, em especial nas regiões da coluna vertebral;

  • Estimular no corpo os pontos da acupuntura;

  • Melhorar a oxigenação dos tecidos;

  • Regular o PH;

  • Conferir sensação de bem-estar e relaxamento ao paciente.

​

 

A aplicação de ventosas é contraindicada para casos de febre alta, convulsões ou cólicas, alergias na pele ou inflamações ulceradas.

​

bottom of page