osteopatia

a capacidade de cura do corpo

A osteopatia é uma especialidade com metodologia própria, que ajuda no alívio e correção das disfunções e lesões musculoesqueléticas e nas alterações orgânicas em geral, muitas vezes originadas por meio de adaptações ou compensações que conduzem à inflamação (tendinites e bursites), dor, rigidez, dentre tantos outros problemas de saúde.

Por reconhecer que o corpo funciona como uma unidade integrada, a osteopatia prioriza a atenção no paciente, e não apenas na doença, como ocorre nos tratamentos convencionais, muitas vezes conduzidos por medicamentos. Através de uma avaliação criteriosa, o fisioterapeuta osteopata busca a causa da queixa do paciente, que não necessariamente poderá estar no mesmo local onde é apresentada a dor.

Através de um diagnóstico diferencial, sem o uso de remédios ou cirurgia, o fisioterapeuta fará uso de intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático), visando restabelecer as estruturas e os sistemas corporais, e o tratamento dos mais diversos problemas, tais como:

• Hérnias de disco;

• Dor ciática;

• Dores e disfunções na coluna vertebral e nas articulações em geral;

• Dores de cabeça e enxaquecas;

• Alterações viscerais;

• Bursites e tendinites;

• Artrites e artroses;

• Constipação intestinal;

• Alterações do ciclo menstrual;

• Alterações do Sistema Nervoso Autônomo; dentre outros.

Design sem nome (20).png

Quando todas as partes do corpo estão em ordem, este se encontra são. E, ao contrário quando não estão, pode instalar-se uma deformidade”.  Andrew Taylor Still (1864)

Design sem nome (54).png
MANIPULAÇÃO OsteopÁtiCa visceral