PILATES
David Mesquita
Certificado no Método Pilates - trabalhos de solo (mat work) e aparelhos - e em Pilates Suspenso, pela Suspensus / Voll Pilates, atualmente vem aprimorando suas técnicas por meio da especialização no Método Clássico de Joseph Pilates, pela Polestar Pilates Brasil, que já conta com uma experiência de 30 anos no mercado internacional de Pilates.
​
Sua proposta é difundir aos seus pacientes e alunos as bases que orientam o Pilates até os dias atuais. É conferir a cada um a experiência, o entendimento e o aprofundamento da consciência corporal, reorganizando de forma saudável o sistema neuromusculoesquelético, e conferindo força, flexibilidade e equilíbrio ao corpo.
método pilates
O Pilates é um método de exercício físico, desenvolvido por Joseph Pilates, que envolve alongamento e controle muscular, podendo ser realizado no chão (mat work), com o auxílio de bolas e outros acessórios, ou em equipamentos.
​
Trata-se de uma técnica de reeducação do movimento, que visa trabalhar o corpo de forma global, promovendo os equilíbrios mental e muscular, a saúde das articulações, dentre tantos outros benefícios evidenciados pela frequência de sua prática, tais como:
-
Alívio de dores articulares, inclusive as relacionadas a processos degenerativos (artrites, artroses, hérnias e protusões discais etc.);
-
Diminuição da incidência dos quadros de lombalgias e de outros problemas relacionados à coluna vertebral;
-
Melhora da postura através do fortalecimento e estabilização dos músculos centrais do corpo (core);
-
Ganho de força e amplitude de movimento, em especial para praticantes de musculação ou outras atividades que possam contribuir para o encurtamento muscular;
-
Fortalecimento da região pélvica;
-
Alongamento e tonificação muscular;
-
Auxílio no combate aos transtornos do stress e ansiedade.
pilates clínico
O Pilates Clínico é um conceito de aula, ministrada pelo Fisioterapeuta, que tem por base o planejamento individualizado de exercícios terapêuticos que se adequem à condição física apresentada pelo aluno/paciente. Baseada nos seis princípios do pilates (respiração, centro, controle, concentração, precisão e fluidez), a técnica promove os mesmos benefícios que o método tradicional, com a diferença de estar mais centrada no olhar clínico do fisioterapeuta.
​
Na primeira sessão, o aluno/paciente é submetido a uma avaliação, por meio da qual são identificadas as condições, limitações e necessidades, bem como as recomendações médicas ou diagnósticos pré-existentes. Após o conhecimento completo das particularidades do paciente, será elaborado o programa de exercícios e definida a frequência de aulas/sessões a serem realizadas.
​
Todas as aulas são integralmente assistidas pelo profissional Fisioterapeuta, e os exercícios são previamente elaborados de forma
individualizada e totalmente adaptáveis às condições clínicas do paciente, a fim de garantir que não haja dor durante sua execução e que os benefícios possam ser alcançados no decorrer das sessões.
​
O método é indicado especialmente para pessoas que já recorreram a outras terapias e não obtiveram resultados satisfatórios.
Indivíduos com alterações posturais comon escoliose, hipercifose, hiperlordose, protusão discal e hérnia de disco, dentre outras patologias, tais como condromalácia patelar, osteoartrose, incontinência urinária, disfunção do sono e fibromialgia.
A prática pode ser realizada por gestantes e indivíduos de todas as idades, após prévia
avaliação médica e do fisioterapeuta.