tratamento da

coluna vertebral

tratamento da dor de coluna irradiada ou não

A incidência de dor nas costas, com ou sem irradiação para os membros superiores e/ou inferiores, tem sido uma das maiores queixas relatadas pelos pacientes na atualidade, sendo considerada a maior causa de incapacidade e de afastamento das atividades diárias, inclusive do trabalho.

​

Quando a dor se inicia, é comum os pacientes quererem saber se são portadores de hérnia de disco ou se estão acometidos por alguma doença degenerativa grave, buscando ajuda médica e a realização de exames de imagens (raio-x, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia etc.). No entanto, é importante salientar que o simples fato de o laudo, ou as imagens obtidas, apontarem a presença de hérnia de disco - ou de um processo degenerativo local -, não necessariamente significa que esta será a causa da dor.  Não por acaso, talvez esta seja a maior causa de erro nos diagnósticos na atualidade, levando a uma série de equívocos na prescrição do tratamento adequado às queixas dos pacientes.

A dor de coluna pode localizar-se na região cervical, dorsal, lombar ou pélvica, acometendo articulações, nervos, músculos e fáscias que participam de toda a cadeia biomecânica. Os sintomas podem estar associados a patologias inflamatórias, como a artrite reumatóide, ou mesmo a causas mais simples, como as desordens originadas no sistema musculoesquelético do indivíduo.

​

O tratamento das patologias da coluna envolve, antes de tudo, uma criteriosa AVALIAÇÃO CLÍNICA, sendo esta a melhor maneira de se obter um diagnóstico fiel das possíveis causas das dores dos pacientes, e muitas vezes mais valiosa que a imagem obtida por meio de uma ressonância magnética, por exemplo.

Indicações:

• Hérnia de disco;

• Estenose;

• Lombalgia, com ou sem irradiação para os membros inferiores (pernas);

• Cervicalgia, com ou sem irradiação para os membros superiores (braços);

• Cervicobraquialgia;

• Artrose;

• Espondilolistese; dentre outros.

1061657_stabilizer-equipamento-para-tera

O tratamento proposto pode envolver:

ELETROTERAPIA

Para desinflamação local e redução/controle da dor (TENS, microcorrente, interferencial etc.).

TERAPIA MANUAL

Redução e controle da dor, e mobilidade articular.

ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR VERTEBRAL

Visa devolver a função de estabilização de diferentes segmentos da coluna vertebral, por meio de alterações posturais, mudança na ativação e propriedades dos músculos envolvidos, e exercícios terapêuticos específicos.

Desenvolve-se em 3 etapas:

• Controle da dor e correção dos padrões posturais;

• Reequilíbrio entre os músculos responsáveis pela postura com os demais músculos envolvidos na cadeia de movimento;

• Programa de exercícios específicos, que podem ser auxiliados com a incorporação do aparelho Stabilizer.

mesa de flexão DISTRAÇÃO E MOBILIZAÇÃO

A maca TechMec® 300z é um equipamento com regulagem elétrica de altura, que possui, dentre suas funções, o sistema de flexão distração e mobilização, além de 5 drops para manipulações e ajustes na coluna.

​

PRECISÃO NO ALÍVIO DA DOR!

Sua incorporação ao tratamento garante ao Fisioterapeuta total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação, e garantindo maior conforto e precisão nos resultados.

​

O sistema de "drop", também presente no equipamento, visa facilitar a manobra de "thrust", como método de ajuste quiroprático. Dessa forma, facilita a impressão de grande velocidade e pequena amplitude de movimento ao segmento articular lesado, restabelecendo a sua função. ​

maca-300z-02-3_edited.png

Alguns dos benefícios:

​

• Aumento do espaço entre os discos intervertebrais, auxiliando no aporte de nutrientes;

• Alongamento dos músculos espinhais monoarticulares e melhora na mobilidade articular;

• Diminuição da compressão sobre as raízes nervosas;

• Diminuição do desconforto gerado pela contração muscular local.